mentalidade das autoridades israelenses à de nazistas - Mundo - iG" /

Venezuela associa mentalidade das autoridades israelenses à de nazistas

Caracas, 8 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, afirmou hoje que a mentalidade das autoridades israelenses lembra a dos nazistas, e acrescentou que, mais cedo do que imaginado, pagarão por estes crimes.

EFE |

Ele anunciou também que a Venezuela pedirá na Assembléia Geral da ONU que "condene Israel, retire todas as tropas de Gaza e trace um plano de ajuda imediata para os palestinos".

O anúncio da posição venezuelana na Assembléia Geral que, segundo Maduro, se reunirá hoje para analisar a crise no Oriente Médio, foi feito pelo chanceler ao fim de um ato em Caracas em solidariedade com o povo palestino.

"Vamos exigir em primeiro lugar que a Assembléia Geral condene Israel por este ataque criminoso contra o povo indefeso da Palestina", disse Maduro aos manifestantes.

"Em segundo lugar, vamos exigir uma declaração que obrigue Israel a cessar seus ataques militares e a retirar todas as tropas de Gaza", acrescentou o ministro.

"E também vamos exigir que a ONU proteja e empreenda um plano de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza que dê continuidade ao que foi cancelado pelo bloqueio e o ataque de Israel", destacou Maduro.

Várias vezes durante o discurso, Maduro qualificou a invasão israelense de Gaza como "terrorismo de Estado" cometido por um Governo "fascista, criminoso e genocida".

O ministro informou que as declarações sobre os governantes de Israel "não são contra o povo judeu", e expressou satisfação com os primeiros protestos de israelenses contra o massacre palestino no Canadá, na Austrália e na própria Jerusalém.

O chanceler também anunciou que, no próximo domingo, partirá o primeiro avião com ajuda humanitária venezuelana para Gaza, com 80 toneladas de remédios, alimentos e água, assim como com 30 médicos e um "grupo de tarefa". EFE rr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG