Venezuela ajuda Irá no transporte de material para mísseis (imprensa)

A Venezuela ajuda o Irã a transportar para a Síria material que serve para a fabricação de mísseis e assim evitar as sanções da ONU, afirmou neste domingo um jornal italiano que cita vários serviços de inteligência ocidentais, entre eles a CIA (Agência Central de Inteligência americana).

AFP |

Segundo o La Stampa, o Irã utiliza aviões da companhia nacional venezuelana Conviasa para transportar para a Síria material que serve para fabricar mísseis.

Em 2006, a Síria e o Irã assinaram um acordo de cooperação militar.

Este material (computadores, componentes para motores), são do grupo industrial iraniano Shahid Bagheri (SBIG), inscrito no anexo da resolução 1737 da ONU por sua participação no programa de mísseis balísticos iraniano.

O objetivo deste acordo é levar ao Irã material militar destinado aos Guardiões da Revolução, segundo o jornal, que não deu outros detalhes.

Em troca dos aviões, Teerã colocou à disposição de Caracas alguns de seus Guardiões da Revolução e membros de sua unidade de elite, da Al Quds, para formar e reforçar os serviços secretos e a polícia venezuelanos.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, são inimigos declarados dos EUA, em especial do governo do presidente George W. Bush.

ema/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG