Vendas pela internet no país cresceram 27% no 1º semestre

Rio de Janeiro, 18 ago (EFE).- As vendas pela internet no Brasil cresceram 27% em valor no primeiro semestre do ano comparado ao mesmo período de 2008, para R$ 4,8 bilhões, informou hoje a empresa de consultoria em comércio eletrônico E-bit.

EFE |

O índice de crescimento registrado supera o previsto pelos economistas, de entre 20% e 25%, já que se esperava uma menor expansão, em consequência da crise econômica global e da escassez de crédito no mercado, disse o diretor da empresa, Pedro Guasti.

O estudo divulgado hoje confirmou que os setores que lideram as vendas pela internet são os livros, as assinaturas de revistas, os produtos de saúde, os produtos de beleza, os remédios, os equipamentos de informática e os eletrodomésticos.

As vendas deste último tipo de artigo, no entanto, foram as que mais cresceram no primeiro semestre, graças às medidas anticíclicas adotadas pelo Governo para enfrentar a crise, especialmente a que reduziu os impostos sobre este setor.

Com a redução dos preços dos eletrodomésticos em até 20%, este setor chegou a ser o segundo com mais vendas pela internet em junho, com 13% do volume de encomendas.

O relatório revelou também que o valor da venda média aumentou 5% frente ao primeiro semestre do ano passado, e ficou em R$ 323.

Segundo o E-bit, pelo menos 15,2 milhões de brasileiros fizeram compras pela internet no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 32%. EFE cm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG