Vendas de Blu-ray superam expectativas em meio à crise

As vendas de aparelhos e discos de DVD com tecnologia Blu-ray dispararam apesar do assustador cenário econômico atual, que atingiu em cheio a indústria de eletrônicos.

AFP |

Leitores de Blu-ray, da Sony, já podem ser encontrados na maioria dos modelos de televisões, computadores e aparelhos de DVD de última geração apresentados nesta semana no Salão de Tecnologia de Las Vegas.

No salão do ano passado, o Blu-ray derrotou oficialmente o formato HD DVD, da Toshiba, na guerra das novas tecnologias, depois que os estúdios Warner Bros anunciaram que passariam a vender seus produtos no formato da Sony.

A 'adoção' do Blu-ray aconteceu em 2008, ano em que as vendas de discos deste formato quadruplicaram nos Estados Unidos, com aproximadamente 29 milhões de unidades vendidas no último trimestre do ano, de acordo com dados da indústria.

"O Cavaleiro das Trevas", último filme da saga de Batman, foi o primeiro título a vender mais de um milhão de discos no formato Blu-ray.

"Em um dos mais difíceis períodos que o varejo já enfrentou, o Blu-ray consegui alcançar um crescimento significativo", comemorou Andy Parsons, presidente da Blu-ray Disc Association.

Para Parsons, os aparelhos de Blu-ray estão se popularizando mais rápido do que aconteceu com o DVD convencional - ou mesmo com os aparelhos de CD.

Até o fim de 2008, 10,7 milhões de aparelhos de Blu-ray foram adquiridos pelas famílias americanas. Mais da metade deles, segundo Parsons, são consoles do video-game PlayStation 3, que também vem equipado com um leitor de Blu-ray.

gc/ap

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