Vencedora do Nobel da Paz defende negociação com Irã sobre direitos humanos

Bruxelas, 3 mar (EFE).- A iraniana Shirin Ebadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2003, desaconselhou hoje a intervenção militar ou a imposição de sanções econômicas contra o Governo do Irã como castigo pelas violações aos direitos humanos cometidos no país e, no lugar, apostou na negociação internacional.

EFE |

Em declarações aos jornalistas antes de uma reunião, em Bruxelas, com o alto representante para a Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, ressaltou que os castigos econômicos e militares prejudicam, principalmente, a população civil.

Por isso, pediu à comunidade internacional e, precisamente, à União Europeia que a garantia e o respeito aos direitos humanos seja um tema presente em qualquer negociação, independente do objetivo da mesma.

Além disso, lembrou que o Irã assinou e ratificou acordos internacionais sobre direitos humanos, por isso pediu que a Assembleia Geral das Nações Unidas exija ao Governo de Teerã a "melhora da situação".

"Espero que as diferenças entre o Irã e a comunidade internacional sejam resolvidas através da negociação e, se não houver resultados, sejam impostas sanções políticas", acrescentou.

Ebadi lamentou a repressão sofrida por ativistas, acadêmicos, jornalistas e dissidentes em forma de detenções arbitrárias, torturas, julgamentos secretos e, em alguns casos, execuções.

Também denunciou a discriminação vivida pelas mulheres e pelas crianças iranianas.

Sobre as eleições presidenciais que acontecerão em 12 de junho em seu país, se mostrou pouco otimista, já que, segundo ela, a população "não é livre" ao votar, porque se limita suas possibilidades de escolher mediante a prévia apresentação das candidaturas.

Shirin Ebadi, advogada e defensora dos direitos humanos, recebeu o Nobel em reconhecimento a seu trabalho na defesa dos direitos humanos e da democracia. EFE aal/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG