Velório de Alexei II recebeu 50 mil pessoas no fim de semana

Moscou, 8 dez (EFE).- Cerca de 50 mil pessoas foram no fim de semana à Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, onde acontece o velório de Alexei II, para dar o último adeus ao patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, que morreu na sexta-feira passada aos 79 anos.

EFE |

"Na noite de sábado para domingo, 11 mil pessoas vieram se despedir do patriarca, no domingo, foram 25 mil, e ontem à noite, outras 13 mil", disse um porta-voz da Polícia, citado por agências.

A fila não pára de crescer, apesar da chuva, e desde começo da manhã 3 mil pessoas, com flores, imagens, fotografias do patriarca ou velas na mão, esperam sua vez para se despedir de Alexei II.

A fonte acrescentou que "a cerimônia ocorre sem incidentes" e que "os fiéis se comportam com disciplina".

Afirmou que cerca de 200 agentes zelam pela segurança ao redor da Catedral de Cristo Salvador.

"Reforçamos a segurança ao redor de 255 templos e igrejas da cidade. No total, cerca de 6 mil agentes das forças da ordem e soldados das tropas do Interior terão zelado pela segurança em todos os atos relacionados ao funeral do patriarca entre 7 e 9 de dezembro", disse.

Enquanto isso, a Prefeitura de Moscou anunciou que, das 18h de hoje até a 0h de amanhã, deixará de funcionar a iluminação natalina em toda a cidade, por respeito ao patriarca.

Na quarta-feira, o Santo Sínodo se reunirá novamente para fixar a data na qual acontecerá o Concílio, que deverá escolher o 16º patriarca da Igreja Ortodoxa Russa.

Segundo os estatutos, a escolha do novo líder dos ortodoxos russos deve acontecer no prazo de seis meses, ou seja, no máximo em junho do ano que vem. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG