Veja antes e depois do terremoto no Japão

Quase seis meses após tremor seguido de tsunami, esforços de reconstrução continuam no nordeste do país

iG São Paulo |

Quase seis meses após um terremoto seguido de tsunami ter devastado a área nordeste do Japão, o país continua os esforços de reconstrução.

O país mostrou rapidez para limpar os destroços que tomaram conta de várias regiões. A tragédia, que aconteceu em 11 de março, deixou mais de 15,7 mil mortos e 4,5 mil desaparecidos.

Na usina de Fukushima, três dos seis reatores nucleares derreteram depois que o tsunami e o terremoto de magnitude 9 danificaram os sistemas de resfriamento. É o maior acidente nuclear em uma geração.

Muitos dos 80 mil moradores que foram retirados da região próxima à usina de Fukushima ainda vivem em abrigos ou habitações temporárias, sem indicação de quando poderão retornar a suas casas.

As imagens abaixo comparam fotografias tiradas nos meses de março e junho, pouco depois da tragédia, com outras tiradas nesta semana.

A primeira comparação mostra o porto pesqueiro de Ishinomaki, na província de Miyagi, uma das mais afetadas pelo tsunami. A imagem à esquerda, de 12 de março, mostra uma imensa quantidade de destroços no mar um dia após a tragédia. A outra foto mostra o mesmo local em 7 de setembro.

Abaixo, imagem à esquerda, de 11 de março, mostra incêndio na cidade de Iwaki, na província de Fukushima. Na outra foto, homens trabalham na reconstrução do local em 7 de setembro.

Na comparação abaixo, a imagem à esquerda, tirada em 3 de junho, mostra entulho em Higashi-Matsushima, província de Miyagi. Na foto à direita, o mesmo local é visto em 7 de setembro.

Abaixo, imagem áerea mostra a região costeira de Iwanuma, na província de Miyagi, em dois momentos: 3 de junho (à esq) e 6 de setembro (à dir).

    Leia tudo sobre: terremototsunamijapãofukushimaenergia nuclear

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG