Veículos oficiais de Pequim ficarão estacionados durante realização dos Jogos

Pequim, 23 jun (EFE).- Pequim imobilizou hoje metade de seus veículos oficiais, que permanecerão estacionados até o próximo dia 19 de julho, como medida para diminuir as emissões de CO2 na atmosfera e conseguir o anunciado objetivo de ter Jogos Olímpicos verdes.

EFE |

Além disso, entre primeiro e 19 de julho, 30% dos veículos militares e da Polícia ficarão na garagem, e o veículo que não cumprir as metas mínimas de emissões será proibido de circular até 20 de setembro, após o término dos Jogos Paraolímpicos.

Tal medida foi anunciada hoje pelo Governo local no jornal "Beijing Youth Daily" e serve de incentivo para que os pequineses passem a usar mais o transporte público ou ainda mais as bicicletas, meio de locomoção que vem perdendo vez de maneira inversamente proporcional ao aumento do nível de vida da população.

"Cidadãos e amigos: contribuir, servir e consagrar os Jogos Olímpicos é a nossa glória e orgulho. Também é nossa responsabilidade e obrigação", diz o anúncio, que lembra os moradores da solene promessa que Pequim fez à comunidade internacional.

A cidade amanheceu hoje envolvida em uma densa camada cinza de poeira, o que aumenta ainda mais a desconfiança de algumas pessoas que acreditam que a capital chinesa não tem condições de oferecer Jogos livres de poluição.

No entanto, Pequim não se rende. Na última sexta anunciou que durante os Jogos Olímpicos os motoristas que têm a placa do carro terminada em número par só poderão fazer uso de seus veículos nos dias pares, e os de número ímpar só nos dias ímpares, prática que já foi realizada com sucesso anteriormente.

Embora Pequim aponte o terrorismo como principal ameaça aos Jogos, a poluição poderia estragar todo o tempo e dinheiro investidos, já que a cidade é uma das mais poluídas do planeta. EFE rm/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG