Vázquez visita Panamá, Cuba e México para debater economia

Montevidéu, 15 jun (EFE) - O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, junto a vários de seus ministros e uma ampla delegação de empresários, iniciou hoje uma viagem de duas semanas por Panamá, Cuba e México com o objetivo de aumentar as relações políticas e econômicas. A delegação uruguaia saiu de Montevidéu rumo a Panamá às 5h15 (em Brasília) em um vôo comercial da empresa Copa. A visita começa amanhã pelo país da América Central e termina na quinta-feira no México.

EFE |

Antes de voltar a Montevidéu, o presidente fará uma escala em São Paulo para participar, como convidado especial, de um Simpósio Internacional de Câncer de Mama.

Esta viagem tem duas características diferentes, contaram à Agência Efe fontes oficiais.

Em Cuba o objetivo mais claro é promover as relações políticas e agradecer o apoio da ilha a dois projetos considerados "fundamentais" pela Administração do socialista Vázquez: as operações de vista de dezenas de uruguaios em Havana e a aplicação, no Uruguai, do modelo cubano de alfabetização para adultos.

No Panamá e México os propósitos são claramente econômicos e a busca de aumentar as relações comerciais e os possíveis investimentos no Uruguai como porta de entrada no Mercosul, o bloco regional integrado também por Argentina, Brasil e Paraguai, com a Venezuela em processo de adesão.

Vázquez, primeiro governante de esquerda do país, viajou acompanhado por seus ministros de Relações Exteriores, Gonzalo Fernández; Economia e Finanças, Danilo Astori; Pecuária, Agricultura e Pesca, Ernesto Agazzi; Saúde Pública, María Julia Muñoz, e Desenvolvimento Social, Marina Arismendi.

Mais de 70 empresários e industriais fazem parte da delegação.

EFE jf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG