Vaticano prepara carta com diretrizes contra a pedofilia

Anúncio sobre regras foi feito após reunião entre o papa Bento 16 e cardeais, nesta sexta-feira

AFP |

O Vaticano prepara uma "carta circular" para os bispos de todo o mundo com o "programa" para uma luta "eficaz e coordenada" contra a pedofilia na Igreja católica, anunciou a Santa Sé nesta sexta-feira em um comunicado divulgado após uma reunião convocada pelo papa Bento 16 com cerca de 150 cardeais de todos os continentes.

AP
Papa Bento 16 fala aos cardeais, em reunião no Vaticano
A decisão foi anunciada pelo cardeal americano William Levada, prefeito para a Doutrina da Fé, aos cardeais reunidos no Vaticano para um dia de "reflexão e oração" sobre o tema. "Preparamos uma carta circular para as Conferências Episcopais com as diretrizes a seguir para um programa coordenado e eficaz" contra a pedofilia, garantiu o cardeal, que informou os cardeais sobre "a atualização da legislação canônica frente ao crime de abuso sexual de menor".

Exemplo

Em nota ainda, Levata disse que é preciso seguir o "exemplo" do papa ante o fenômeno, que "escuta e acolhe" as vítimas, e ressaltou que é necessário "colaborar com as autoridades civis" e fomentar "um eficaz compromisso para a proteção de crianças e jovens junto com a seleção e formação dos futuros sacerdotes.

Tratou-se da primeira reunião celebrada em tão alto nível após a explosão, no fim do ano passado, de um escândalo na Irlanda pela divulgação dos informes oficiais sobre os abusos sexuais a centenas de menores, cometidos por religiosos deste país e encobertos pelas autoridades eclesiásticas.

A onda de escândalos pelos abusos contra menores começou primeiro na Irlanda e estendeu-se à Alemanha, Áustria, Itália, Holanda e Bélgica, além dos Estados Unidos e de vários países da América Latina.

Em maio, Bento 16 reconheceu que a maior perseguição que a instituição sofre não vem dos inimigos de "fora", mas sim de seus "próprios pecados", e reiterou que os culpados deverão responder "ante Deus e a justiça ordinária".

    Leia tudo sobre: vaticanobento 16papacardeaispedofilia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG