Vaticano inaugura exposição sobre Pio XII

Uma exposição sobre Pio XII, grande homem e grande pontífice, será aberta nesta terça-feira no Vaticano, por ocasião do 50º aniversário da morte do polêmico Papa, que liderou a Igreja durante a II Guerra Mundial.

AFP |

Instalada na ala "Carlos Magno" do Palácio Apostólico, a exposição atende a um desejo do Papa Bento XVI, lembrou hoje o presidente do Comitê Pontifício das Ciências Históricas, monsenhor Walter Brandmuller.

Pio XII foi acusado por historiadores e por associações judaicas de passividade diante das perseguições anti-semitas e do extermínio de judeus por parte do regime nazista durante a II Guerra Mundial.

O Vaticano considera as acusações equivocadas e afirma que milhares de judeus em Roma foram salvos por instituições católicas durante a operação nazista de julho de 1943.

A exposição sobre Pio XII quer responder às interpretações equivocadas sobre seu pontificado, disse monsenhor Brandmuller.

A mostra envolve toda a vida de Eugenio Pacelli, que foi núncio apostólico na Alemanha e secretário de Estado de Pio XI antes de se tornar Papa, em 1939.

nou/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG