Vaticano elogia viagem de Bento 16 a Portugal

Vaticano afirma que presença de fiéis em missa "superou expectativas"

EFE |

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, classificou nesta sexta-feira como "maravilhosa a viagem" do papa Bento 16 a Portugal e elogiou a "participação extraordinária" dos cidadãos portugueses, em seu último dia no país.

Lombardi destacou em entrevista coletiva que entre 120 mil e 150 mil pessoas estiveram presentes na cerimônia religiosa de Bento 16 no Porto, um número que superou as expectativas e constituiu uma "bela surpresa".

AP
Bento 16 acena para fiéis na cidade do Porto, em Portugal

Em um balanço da visita do Pontífice a Portugal - durante a qual passou também por Lisboa e Fátima - Lombardi disse que a viagem a Portugal serviu para mudar a maneira como os fiéis veem o Pontífice, que deixa no país "uma imagem familiar e amiga".

O porta-voz do Vaticano acrescentou que a mensagem de Bento 16 foi transmitida "de modo sereno, construtivo e com simplicidade" e que sua intenção "não é impor, mas propor" a mensagem da Igreja Católica.

Lombardi julgou que a "vitalidade da fé do povo português" mostrada com a "enorme presença de pessoas em todos os lugares" durante a visita do papa "deixa uma mensagem de esperança à Igreja, apesar das dificuldades externas e internas".

Bento 16 dedicou dois dias de sua visita em Portugal a Fátima, onde oficiou uma grande missa campal. Bento 16 é o terceiro papa a visitar Portugal, depois de Paulo 6º, em 1967, e João Paulo 2º, que esteve em três ocasiões, 1982, 1991 e 2000.

    Leia tudo sobre: PapaVaticanoBento 16Portugal

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG