Vaticano e Brasil assinam acordo jurídico sobre Igreja Católica

Cidade do Vaticano, 13 nov (EFE).- O Vaticano e o Brasil assinaram hoje um acordo que regulamentará alguns aspectos jurídicos da Igreja Católica no país sul-americano, durante a visita realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva hoje ao papa Bento XVI.

EFE |

Segundo o núncio apostólico no Brasil, Lorenzo Baldisseri, afirmou à "Rádio Vaticana", o acordo defende "a personalidade jurídica da Igreja para o pleno desenvolvimento de sua missão apostólica e pastoral".

A assinatura do estatuto aconteceu no Palácio Apostólico, pouco depois da reunião entre Bento XVI e Lula.

Ao protocolar a assinatura, estavam presentes Lula, o secretário de Estado vaticano, Tarcisio Bertone; e os ministros de Exteriores brasileiro, Celso Amorim, e o da Santa Sé, Dominique Mamberti.

Embora o papa não estivesse presente durante o ato, durante a audiência com Lula, Bento XVI expressou seu agradecimento ao presidente brasileiro pelo acordo que seria assinado pouco depois.

O Vaticano anunciou que não serão divulgados detalhes do estatuto jurídico assinado hoje, que, segundo fontes brasileiras, inclui "aspectos relativos à liberdade de credos e ao ensino religioso nas escolas públicas". EFE ccg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG