Vaticano diz não considerar homossexualismo um crime

CIDADE DO VATICANO - O porta-voz do Vaticano, monsenhor Federico Lombardi, declarou nesta quinta-feira que a Igreja é certamente a favor da descriminalização da homossexualidade, e claramente contra o reconhecimento de leis que considerem o homossexualismo um crime.

Agência Ansa |

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano comentou a repercussão após declarações recentes do Núncio Apostólico junto à ONU, monsenhor Celestino Migliore, que havia dito que a Santa Sé é contra a descriminalização do homossexualismo.

Lombardi enfatizou que, "ao mesmo tempo, a Igreja não considera que todas as orientações sexuais devem ser colocadas no mesmo plano em relação a todas as situações e todas as normas".

"O matrimônio entre um homem e uma mulher é o que a Igreja apóia, e não aceita colocar no mesmo plano aquele entre duas pessoas do mesmo sexo", exemplificou.

O cardeal também lembrou que não foi apresentado um texto sobre a descriminalização do homossexualismo "em nenhuma sede, nem na ONU", e que por isso "estamos falando sobre um objeto misterioso, estamos construindo [um debate] sobre algo vago".

No entanto, o porta-voz do Vaticano explicou que, para a Igreja Católica, a proposta francesa tem um valor político com o qual não compartilha. Com o francês Nicolas Sarkozy na presidência temporária da União Européia (UE), a França aproveitou a oportunidade para apresentar uma proposta de "reconhecimento mundial dos direitos dos homossexuais".

Lombardi explicou que a Igreja não defende "a pena de morte para os homossexuais, como alguém queria fazer crer". Segundo o porta-voz, o Vaticano promove "princípios de respeito aos direitos fundamentais da pessoa e da negação de toda injusta discriminação".

No último sábado, associações de defesa dos homossexuais realizaram em frente ao Vaticano um protesto contra as declarações do monsenhor Migliore. O jornal do Partido da Refundação Comunista (PRC), Liberazione, havia inclusive proposto um boicote contra o Vaticano.

    Leia tudo sobre: papa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG