O Vaticano devolveu à Grécia nesta quarta-feira a título de empréstimo um fragmento em mármore do Partenon, ou Partenão, o célebre templo da Acrópole construído há 2.500 anos.

"Esse gesto serve de exemplo para outros, de modo a se restaurar finalmente a unidade dos mármores do Partenon", declarou o ministro da Cultura grego, Michalis Liapis, durante cerimônia no Novo Museu da Acrópole.

O fragmento da cabeça de um homem jovem, faz parte de um conjunto que mostra uma procissão religiosa esculpida em honra da deusa grega Atena, e havia sido retirado, aparentemente, durante um cerco veneziano em 1687 que ocasionou graves danos ao Partenon.

Foi comprado pelo cônsul británico na Sicília no começo do século XIX e presenteado ao Vaticano por su esposa em 1804, indicou o ministério da Cultura grego.

A Grécia tentava obter sua devolução desde 1990.

A peça de 24 cm X 25 cm vinha sendo, até agora, conservada no Museu Gregoriano Etrusco do Vaticano.

Durante os últimos anos, as autoridades gregas intensificaram esforços para exigir a devolução de outras peças - antigüidades que estão em museus estrangeiros e em coleções privadas, depois de terem sido tiradas do país em contrabando.

Em setembro passado, a Itália devolveu à Grécia um fragmento de mármore de uma estátua da antiga deusa da caça Artemisa, que havia desaparecido há quase 200 anos.

A maior coleção foi tirada no século XIX por Lord Elgin, o embaxador britânico no Império Otomano que ocupava a Grécia nessa época, e eventualmente vendida ao British Museum de Londres.

Os gregos tentaram em vão, durante muitos anos, convencer o British Museum a devolver a coleção.

O Partenon, foi um templo construído no século V a.C. em homenagem à deusa grega Atena, na acrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. O Partenon é considerado símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais do mundo.

jph/it/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.