(atualiza com a confirmação oficial da visita do papa). Cidade do Vaticano, 12 mar (EFE).- O papa Bento XVI visitará a sinagoga de Roma no segundo semestre, confirmou hoje o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, que não divulgou nenhuma data específica.

Lombardi fez a confirmação depois que o presidente da Comunidade Judaica de Roma, Riccardo Pacifici, anunciou a visita ao canal de TV italiano "RAI".

"Já recebemos a confirmação verbal da visita. Estamos à espera da resposta por escrito", disse Pacifici a um programa da emissora estatal.

A visita será realizada 23 anos depois da feita por João Paulo II ao templo judaico romano, que foi a primeira de um pontífice católico a uma sinagoga.

Se o compromisso for honrado, será a terceira vez que Bento XVI entra numa sinagoga, pois já visitou uma em 2005, quando foi à cidade alemã de Colônia (Alemanha), e esteve em outra no ano passado, durante sua ida a Nova York (EUA).

A visita à sinagoga de Colônia, cuja comunidade judaica foi duramente perseguida durante o regime nazista, foi muito significativa, já que foi a primeira vez que um papa alemão entrou num templo judaico nesse país. EFE JL/an/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.