Vaticano confirma que estuda viagem do papa à Terra Santa em 2009

Cidade do Vaticano, 27 nov (EFE).- O Vaticano confirmou hoje que está sendo estudada uma possível viagem do papa Bento XVI à Terra Santa em 2009, mas ainda não há nada definido.

EFE |

O porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi, afirmou que atualmente existem "contatos" entre a Santa Sé e Israel, mas que ainda não foi definida como esta eventual visita será.

O jornal israelense "Ha'aretz" publicou hoje que o presidente de Israel, Shimon Peres, convidou Bento XVI a visitar o país, proposta que o Vaticano aceitou, e que a data que se pensa é a da segunda metade do mês de maio de 2009.

A viagem, além de Jerusalém, incluiria, segundo o jornal, uma visita a Belém, na Cisjordânia, em território da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

As relações entre o Vaticano e Israel foram prejudicadas pela figura do papa Pio XII e sua conduta durante o Holocausto na Europa.

No Museu do Holocausto de Jerusalém existe uma frase sob uma foto do papa Pio XII na qual se questiona esta conduta, o que causou indignação em alguns setores do Vaticano.

O porta-voz do Vaticano disse em outubro que a epígrafe sobre Pio XII é algo "relevante", mas "não é um fato determinante" na decisão de uma possível viagem do papa a Israel.

Lombardi acrescentou então que a viagem à Terra Santa é, como já se sabe, um "desejo" do papa. EFE jl/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG