Vários supostos insurgentes morrem em uma operação das tropas dos EUA

Cabul, 16 ago (EFE).- Vários supostos talibãs morreram e uma mulher ficou ferida no leste do país em uma operação militar lançada pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, informou o comando americano em comunicado.

EFE |

A ofensiva aconteceu ontem contra um complexo dos insurgentes situado no distrito de Tag Ab, no qual se alojava um suposto líder talibã acusado de facilitar a chegada de fundamentalistas estrangeiros a solo afegão e de proporcionar-lhes explosivos, segundo a nota.

Vários grupos de insurgentes enfrentaram as tropas, que contestaram com armas leves e com bombardeios aéreos, segundo o comunicado, que não especifica o número de baixas entre os supostos talibãs.

Uma mulher ficou ferida durante os combates e recebeu tratamento médico do pessoal americano.

Embora entre suas fileiras também há soldados britânicos e franceses, entre outros, as tropas da coalizão liderada pelos EUA, que atuam independentemente das forças da Otan, são fundamentalmente americanos e estão sob comando direto de Washington.

Os combates com a insurgência talibã, que até há poucos meses se concentravam sobretudo no terço meridional do país, onde os insurgentes têm seus principais fortificações, estão começando a registrar-se com maior intensidade em vários pontos do leste e o oeste do Afeganistão.

Cerca de 2.700 pessoas morreram por causa da violência no país centro-asiático. EFE nh-amp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG