não suplantarão a ONU - Mundo - iG" /

Valenzuela: EUA manterão apoio a Haiti mas não suplantarão a ONU

Madri, 2 fev (EFE).- O secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, reiterou hoje em Madri o compromisso de seu país em continuar ajudando o Haiti após o terremoto do dia 12 de janeiro, mas afirmou que não suplantará a ONU.

EFE |

"Os EUA reafirmam seu compromisso em trabalhar para ajudar os haitianos a enfrentarem essa crise imediata", disse Valenzuela, em seu discurso perante a conferência "Fortalecendo a Integração Transatlântica: América Latina, Espanha e os Estados Unidos".

O responsável da diplomacia americana para a América Latina lamentou "a enorme tragédia que deixou o Haiti em ruínas", e declarou que os EUA "estão consultando e coordenando seus esforços" com as autoridades haitianas, a ONU, a União Europeia (UE) e a sociedade civil.

Valenzuela indicou que "a missão da ONU tem a principal responsabilidade pela segurança" e ressaltou que "os EUA louvam e louvarão todo o apoio possível, mas não suplantarão a ONU nesse papel".

Segundo o secretário de Estado adjunto, "as forças dos EUA só estão a cargo de apoiar esforços humanitários".

"A resposta da comunidade internacional e dos EUA ocorreu em massa", afirmou, ao advertir que "o Haiti se depara com grandes desafios". No entanto, para ele, "estamos superando esses obstáculos juntos".

Apesar de "os americanos estarem comovidos com o tamanho da tragédia", Valenzuela reiterou a necessidade de atravessar "três fases" para ajudar o país caribenho: "recuperação, estabilização e reconstrução".

Em 12 de janeiro, um terremoto de 7 graus na escala Richter deixou pelo menos 170 mil mortos e 3 milhões de desabrigados, segundo números do Governo haitiano. EFE pa/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG