Uzbequistão permite trânsito de carga não militar ao Afeganistão

Moscou, 25 fev (EFE).- O presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, anunciou hoje que seu país deu consentimento ao trânsito de carga não militar ao Afeganistão para as tropas dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que atuam nesse país.

EFE |

Karimov, que fez estas declarações em Tashkent depois de se reunir com o presidente turcomeno, Kurbanguly Berdymukhamedov, ressaltou a importância do Uzbequistão como país de passagem para o fornecimento de mercadorias ao Afeganistão.

Afirmou que seu país abastece o Afeganistão com energia elétrica e desenvolve o projeto de construção da ferrovia que liga a cidade uzbeque de Termez com a afegã de Mazari Sharif.

Explicou que a permissão para o trânsito de carga não militar ao Afeganistão foi aprovado partindo dos interesses do Uzbequistão, assim como das relações bilaterais.

Neste caso, não deve existir "mentalidade de bloco", disse o presidente uzbeque, citado pela agência russa "Interfax".

Karimov falou também de seu recente encontro com o comandante-em-chefe do Comando Central do Estado-Maior americano, general David Petraeus, no último dia 17, com quem abordou este tema.

O presidente turcomeno, por sua vez, lembrou que seu país também permite o trânsito de carga não militar para o Afeganistão.

"Nós não somos contra o trânsito de carga humanitária através de nosso corredor aéreo", ressaltou.

Diante do iminente fechamento da base aérea de Manas, no Quirguistão, os Estados Unidos tiveram que buscar alternativas para o trânsito de mercadorias para as tropas aliadas. EFE egw/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG