Urso pardo mata treinador em cativeiro na Califórnia

BIG BEAR LAKE (AP) - Um urso pardo matou seu treinador em um cativeiro especializado em animais exóticos usados em filmes e seriados, disseram as autoridades nesta quarta-feira.

AP |

Três treinadores experientes trabalhavam no cativeiro Randy Miller's Predators in Action na terça-feira quando o urso mordeu Stephan Miller, de 39 anos, no pescoço, disse o xerife do condado de San Bernardino. O treinador era primo do dono do cativeiro, Randy Miller.

A equipe do centro de treinamento usou spray de pimenta para controlar o urso e impedir outros ferimentos, ela disse.

Miller foi atendido por uma unidade do departamento de atendimento emergencial dos bombeiros, mas não sobreviveu.

O policial Dave Phelps disse que o urso tem cinco anos e atende pelo nome de Rocky. Segundo o website do Predators in Action, Rocky tem 2.3 metros, pesa 317.5 quilos e apareceu em uma cena do filme "Semi-Pro", na qual a personagem do ator Will Ferrell é vista combatendo um urso para promover seu time de basquete.


Rocky já apareceu em um filme de Will Ferrell / AP

Randy Miller, dublê e treinador do Predators in Action, não foi localizado para comentar o acidente. Ele foi o dublê de Ferrell na luta contra Rocky.

O centro de treinamento, localizado nas montanhas de San Bernardino em Los Angeles, possui dois ursos pardos e também treina leões, tigres, leopardos, pumas e lobos para uso em cenas de filmes, tevê, propagandas e fins educacionais.

Randy Miller tem 25 anos de experiência no treinamento de animais e seu cativeiro nunca passou por um acidente antes, segundo informa seu website.

Não se sabe há quanto tempo Rocky está no centro de treinamento.

Denise Richards, que trabalha com animais selvagens no zoológico Moonridge, um santuário para animais selvagens machucados ou sem habitat natural próximo a Bear Lake City, disse que animais treinados que se voltam contra seus treinadores geralmente são descartados.

"Você pode treiná-los e usar quantas medidas de segurança quiser, mas sempre estará correndo um risco", ela disse. "Ainda se trata de um animal selvagem. Mesmo que pareça que ele atacou sem motivo algum, houve algum motivo. Tenho certeza que Randy entende o que aconteceu. Eles não são assassinos".

Os ursos pardos estão extintos na Califórnia.

Leia mais sobre ursos

    Leia tudo sobre: ataque de animais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG