se casar - Mundo - iG" /

Urso Knut pode deixar zôo de Berlim e se casar

O urso polar Knut - o conhecido mascote de Berlim que completa dois anos nesta sexta-feira - deverá deixar o zoológico da capital alemã no ano que vem. Seu provável destino deve ser a cidade de Gelsenkirchen, que abriga uma ursa pronta para o acasalamento.

BBC Brasil |

O viveiro de Knut, de 300 metros quadrados, está ficando pequeno demais para seus mais de 200 quilos e quase 2,5 metros de comprimento, e o zoológico berlinense não quer investir os cerca de nove milhões de euros necessários para ampliar a moradia do bicho.

"Não vamos construir um terceiro viveiro para ursos", afirmou Heiner Klös, o curador de ursos do zoológico berlinense.

"A longo prazo, não temos intenção de criar dois ou três exemplares da mesma espécie", justificou.

A instituição já dispõe de outros quatro ursos polares: os pais de Knut, Tosca e Lars, e as ursas Nancy e Katjuscha.

Alguns moradores de Berlim, no entanto, são contra a retirada de Knut.

A campanha "Knut forever" está fazendo um abaixo-assinado para tentar manter o urso na cidade e já coletou 21 mil assinaturas.

Namorada
O futuro do animal deverá ser decidido entre o Natal e a Páscoa, em uma reunião entre os administradores dos zoológicos de Berlim e de Neumünster, que tem os direitos sobre Knut.

"Há muitos interessados. Mas o candidato mais provável é Gelsenkirchen", disse Peter Drüwa, diretor do zoológico de Neumünster, cidade do norte da Alemanha.

Gelsenkirchen, no oeste do país, já tem um local reservado para Knut. "Ele poderia se dar bem com nossa ursa Lara e ter filhotes com ela", disse a porta-voz do zoológico local, Sabine Haas.

Lara, de 4 anos, mora em um luxuoso viveiro de 1700 metros quadrados.

Knut já atraiu mais de cinco milhões de pessoas desde sua "estréia" em março de 2007.

O urso já rendeu ao zoológico berlinense mais de 5 milhões de euros na venda de entradas e suvenires.

Rejeitado por sua mãe ainda pequeno, em um drama que emocionou o mundo, Knut é filhote da ursa Tosca com o urso Lars, vindo de Neumünster.

Um contrato de empréstimo estipulou que a primeira cria pertenceria à cidade do pai. Em maio próximo, a Justiça deverá decidir se Neumünster também tem direito a parte dos rendimentos financeiros que Berlim obteve com Knut.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG