Ursa dá cria a panda de proveta no Japão

O zoológico de Kobe, no Japão, comemorou na terça-feira o nascimento do primeiro filhote de proveta de urso panda gigante dos últimos vinte anos.

BBC Brasil |

Funcionários do parque flagraram o momento em que a ursa Tan Tan dá à luz o pequeno ursinho panda, e gravaram cenas em que ela tenta lidar com o frágil animalzinho.

Por pouco, a mãe de primeira viagem não pisou no panda de pouco mais de 20 centímetros. Mas aos poucos, ela descobriu como cuidar do filhote, até descobrir que é preciso segurá-lo com as patas para que ele possa mamar.

Essa foi a sexta tentativa de inseminação artificial na panda de 12 anos. No ano passado, ela chegou a dar cria, mas o pequeno panda nasceu prematuro e não resistiu.

Emprestados

O novo filhote ainda não tem nome e tampouco se sabe o sexo dele. A administração do jardim zoológico japonês espera poder apresentá-lo ao público em três meses.

Ao todo, apenas dez ursos panda gigantes existem no Japão, incluindo o recém-chegado. Todos eles são emprestados da China ou filhos de casais emprestados pelos chineses para pesquisa e reprodução.

Em maio, o presidente da China, Hu Jintao, afirmou que iria emprestar mais um casal de pandas depois que o único panda japonês, Ling Ling, morreu no zoológico de Tóquio, em abril.

Leia mais sobre pandas

    Leia tudo sobre: meio ambiente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG