terroristas - Mundo - iG" /

Uribe volta a chamar estudantes mexicanos mortos de terroristas

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, chamou novamente de terroristas os quatro estudantes mexicanos que morreram em um ataque colombiano a um acampamento das Farc no Equador.

AFP |

Uribe fez tal afirmação durante uma entrevista coletiva por ocasião do Fórum Econômico Latino-Americano, que é realizado no balneário mexicano de Cancún.

"Em um vídeo das autoridades equatorianas, são vistos em uma atitude muito familiar e própria da cumplicidade com os terroristas das Farc; o que tipifica o crime de formação de quadrilha", destacou Uribe.

Diante do hotel onde é realizado o Fórum, Marcelo Franco, pai de uma das vítimas, Fernando Franco, exibiu um cartaz com os dizeres: "em memória de nossos companheiros".

O presidente mexicano, Felipe Calderón, pediu na terça-feira a Uribe o "pleno esclarecimento" da morte dos quatro mexicanos, durante o ataque ao acampamento das Farc que matou o número dois da guerrilha colombiana, Raúl Reyes, e levou ao rompimento das relações entre Quito e Bogotá.

Sobre a crise diplomática entre Bogotá e Quito, Uribe afirmou que "o grande violador da soberania do Equador tem sido as Farc".

ol/LR/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG