Uribe será recebido por Obama no final de junho em Washington

Bogotá, 9 jun (EFE).- O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, se reunirá pela primeira vez em particular com o líder americano, Barack Obama, em 29 de junho, em Washington, informaram hoje fontes diplomáticas de Bogotá.

EFE |

A reunião foi confirmada à rádio de Bogotá "RCN" pela embaixadora colombiana no país americano, a ex-chanceler Carolina Barco.

"Será uma primeira oportunidade de repassar os avanços em nossa relação e os avanços que houve na Colômbia, graças a essa grande cooperação com os Estados Unidos", disse a diplomata.

É uma cooperação que a Colômbia ampliou ao México e à América Central, acrescentou Barco, para quem, com estes países, "foi gerada uma relação de parceiros em uma luta contra as drogas, para uma maior segurança na região".

A embaixadora antecipou que Uribe e Obama abordarão nesta reunião assuntos de interesse bilateral e regional, como os energéticos e sobre educação.

Além disso, disse que na agenda também estará o tratado de livre-comércio assinado pelos dois países e que está à espera da aprovação do Congresso americano.

Segundo a diplomata, Obama disse a Uribe, com quem se encontrou na recente Cúpula das Américas realizada em Trinidad e Tobago, que "está interessado no TLC". EFE jgh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG