Uribe se diz preocupado com preços internacionais do petróleo

Bogotá, 22 mai (EFE).- O presidente colombiano, Álvaro Uribe, se disse hoje preocupado com os altos preços do petróleo no mercado internacional, e anunciou que apresentará ao Congresso algumas propostas para que essas altas não afetem a produção.

EFE |

O governante assinalou que as altas nos preços do petróleo são preocupantes, pois a Colômbia só tem auto-suficiência até o ano de 2015, e disse que o desafio é evitar que os colombianos sofram com altas exageradas.

"Aqui há pouco petróleo, e no mundo ele está a US$ 132. Estamos estudando mecanismos legais para apresentarmos ao Congresso na próxima terça-feira, para ver como poderemos mudar esta tendência", indicou o líder.

Por sua parte, o ministro da Fazenda colombiano, Oscar Iván Zuluaga, assinalou que a entrada de receitas provenientes das exportações de petróleo não beneficiou o país, pois tudo o que foi recebido terminou sendo gasto em subsídios à produção.

"Um esquema de preços e marcos normativos para o petróleo na casa dos US$ 130 seguramente requereria ajustes e atualizações", indicou.

EFE fer/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG