Uribe reitera seu desejo de reconstruir a relação entre Colômbia e Equador

Paraguaná (Venezuela), 11 jul (EFE).- O presidente colombiano, Álvaro Uribe, reiterou hoje seu desejo de reconstruir o mais breve possível as relações com o Equador, após dar por liquidada a crise diplomática com o Governo de seu colega venezuelano, Hugo Chávez.

EFE |

Em entrevista coletiva conjunta, Chávez expressou que está disposto a promover a mediação para reconciliar o Governo de Uribe com o do presidente do Equador, Rafael Correa, com quem se reunirá na próxima terça-feira.

"Quero contribuir para esse tema (da reconstrução dos nexos entre Quito e Bogotá) expressando nosso afeto ao povo equatoriano, nosso respeito ao Governo do Equador e a disposição de buscar um caminho", acrescentou o presidente colombiano.

"Defendemos a amizade (...), às vezes um se envolve como mediador e morre crucificado. Mas não importa, o fazemos porque queremos a paz, dentro de cada país e entre nós", declarou o governante venezuelano.

O presidente equatoriano "também estará disposto, então, a restabelecer" as relações com a Colômbia, disse Chávez.

"A grande prioridade (do Governo colombiano) é avançar nas relações com Governos de povos irmãos, como o Governo do presidente Chávez aqui, na irmã República da Venezuela", disse Uribe após dar por superada a crise bilateral. EFE gf/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG