Governo colombiano pede detenção de chanceler das Farc http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/24/entenda_quem_sao_as_farc_1286010.htmlSaiba quem são as Farc" / sério e rápido com as Farc - Mundo - iG" / Governo colombiano pede detenção de chanceler das Farc http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/24/entenda_quem_sao_as_farc_1286010.htmlSaiba quem são as Farc" /

Uribe quer diálogo sério e rápido com as Farc

O vice-presidente colombiano Francisco Santos afirmou, nesta sexta-feira, que o chefe do Estado, Alvaro Uribe, está disposto a iniciar um diálogo sério, profundo e que permita chegar rapidamente a soluções concretas com a guerrilha das Farc. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/25/governo_colombiano_pede_detencao_de_chanceler_das_farc_1471416.htmlGoverno colombiano pede detenção de chanceler das Farc http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/04/24/entenda_quem_sao_as_farc_1286010.htmlSaiba quem são as Farc

AFP |

Em entrevista à emissora de rádio La FM, Santos insistiu na vontade do governo de negociar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que "precisam entender que a pessoa com a qual elas podem concluir mais rapidamente um acordo de paz é o presidente Uribe".

Entretanto, as condições para organizar tal diálogo de paz serão diferentes do contexto das negociações entre governo e guerrilha realizadas sob a presidência de Andrés Pastrana (1998-2002), o predecessor de Uribe, avisou o vice-presidente.

Pastrana havia concordado em desmilitarizar para as negociações uma zona de cerca de 40.000 km² no sudeste da Colômbia. Como o diálogo não permitiu chegar a um acordo, a zona foi militarizada novamente.

Alvaro Uribe rejeita categoricamente qualquer nova desmilitarização.

A declaração do vice colombiano acontece num momento em que as Farc estão enfraquecidas pela perda de vários de seus principais dirigentes, por deserções em massa e pela libertação, em 2 de julho, pelo Exército colombiano, de 15 reféns, entre os quais a franco-colombiana Ingrid Betancourt e três americanos.

Leia mais sobre: Farc - Colômbia

    Leia tudo sobre: colômbiafarc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG