Uribe pede ao Congresso convocação de eleição presidencial antecipada

O presidente colombiano Alvaro Uribe pediu na quinta-feira à noite ao Congresso a convocação imediata de uma eleição presidencial, em resposta a uma decisão da Justiça de pedir a revisão da legalidade da reforma constitucional que permitiu reeleição em 2006.

AFP |

"Convocarei o Congresso da República para que tramite com a maior celeridade um projeto de lei de referendo, que chame o povo a ordenar a imediata repetição das eleições presidenciais de 2006", disse Uribe em discurso transmitido por rádio e televisão.

O presidente fez o anúncio depois que a Suprema Corte de Justiça pediu a revisão da legalidade da reforma constitucional que permitiu a Uribe ser reeleito para um segundo mandato.

A Corte fez o pedido com base na condenação de uma ex-congressista que confessou ter recebido suborno do governo para votar a favor da mudança na lei.

Uribe acusou a Suprema Corte de Justiça de pressionar seu governo, de aplicar uma justiça seletiva e de usurpar competências por meio de suas decisões.

O partido Liberal, de oposição, acusou o presidente de tentar "provocar uma crise institucional".

"É muito preocupante o que está acontecendo. O anúncio é bastante grave, é uma atitude desafiadora do presidente em relação à Justiça. O governo está atuando de cabeça quente e tenta provocar uma crise institucional", disse Cecilia López, porta-voz do partido Liberal no Senado.

bur-sab/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG