felicitação pública para Chávez e Venezuela por referendo - Mundo - iG" /

Uribe envia felicitação pública para Chávez e Venezuela por referendo

São Paulo, 16 fev (EFE).- O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, enviou hoje uma felicitação pública a partir do Brasil para seu colega da Venezuela, Hugo Chávez, e ao povo deste país pelo resultado do referendo no qual foi aprovada a emenda constitucional sobre a reeleição ilimitada.

EFE |

"Primeiro, felicitações para o presidente Chávez, pois obteve uma vitória democrática e, segundo, para o povo venezuelano por exercer a democracia", declarou Uribe em um almoço com líderes empresariais em São Paulo.

Ao responder a uma pergunta sobre o resultado do referendo, no qual o sim para a reeleição ilimitada obteve ontem 54,36%, Uribe disse que o vê "de forma positiva e com um sentimento de irmandade para o povo da Venezuela".

Uribe também expressou seu desejo de que a Venezuela supere os antagonismos e ajude a construir caminhos de consenso na América Latina.

"Não podemos continuar dividindo a América Latina em estatismo e neoliberalismo", declarou Uribe, e acrescentou que o consenso que a região necessita pode se dar ao redor da política de "respeito à iniciativa privada com responsabilidade social", o que foi aplaudido pelos mais de cem empresários presentes.

O presidente colombiano também afirmou que acredita que o povo venezuelano ajudará seu país a combater o terrorismo, para que os violentos, "ao sentirem que podem ser derrotados, façam a paz".

"Achamos que podemos construir uma mensagem positiva neste momento pós-eleitoral da irmã Venezuela", declarou Uribe, que hoje começou uma visita de dois dias ao Brasil.

O primeiro dia do presidente colombiano no Brasil esteve centrado em assuntos econômicos em São Paulo. Sua próxima escala é Brasília, onde amanhã se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades deste país. EFE joc/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG