Uribe diz que ministro francês podia agir em fracasso de libertação de Ingrid

Bogotá, 28 out (EFE).- O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, revelou hoje que o ministro de Exteriores da França, Bernard Kouchner, iria agir caso acontecesse um cerco diante de um eventual fracasso da operação de resgate de Ingrid Betancourt e de outros 14 prisioneiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

Estava previsto "ligar para o chanceler francês para que ele atravessasse o cerco e pedisse a libertação de Betancourt e dos outros seqüestrados", declarou Uribe em entrevista à rádio "Caracol".

O presidente colombiano afirmou que, para isto, Kouchner lhe deixou o número de um telefone particular com o pedido para que ligassem para ele caso fosse necessária sua presença na Colômbia para facilitar a entrega de Betancourt e de outros reféns das Farc.

Uribe afirmou que o ministro francês lhe disse que "ligasse para ele imediatamente, que sairia de Paris imediatamente e ajudaria na questão".

O envolvimento de Kouchner tinha sido previsto na eventualidade de um fracasso da Operação Xeque, realizada em 2 de julho e que permitiu o resgate de Betancourt, de três americanos e de 11 policiais e militares colombianos.

A ex-candidata presidencial, também de nacionalidade francesa e os outros 14 seqüestrados foram resgatados nas selvas do Guaviare por meio de uma suposta missão humanitária na qual foram usados dois helicópteros com as características das aeronaves mobilizadas em meses anteriores pelo Governo da Venezuela para a recepção, em duas ações unilaterais, de seis seqüestrados pelas Farc.

Uribe explicou que a eventual presença de Kouchner se previu no caso de os rebeldes se negarem a abordar o helicóptero.

"A decisão tomada foi sob nossa responsabilidade", afirmou o governante, que declarou que se tinha prevista a mobilização de outros helicópteros com forças de segurança para estabelecer um cerco humanitário na área. EFE jgh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG