Uribe descarta diálogo com as Farc

Bogotá, 28 mar (EFE).- O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, descartou hoje a possibilidade de diálogos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e anunciou firmeza contra os terroristas, em alusão aos recentes ataques e aos planos da guerrilha descobertos esta semana.

EFE |

Uribe fez estas declarações num ato do governista Partido Social de União Nacional, também conhecido como Partido do U.

Em seu discurso, o presidente se referiu aos ataques atribuídos às Farc, entre estes o que ontem matou cinco militares na em Antioquia, e também aos planos de um atentado contra o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, descoberto na quinta-feira.

Uribe disse que "esta semana foi particularmente difícil". "O covarde terrorismo não enfrenta nossos soldados e policiais, mas planta minas antipessoais, como os explosivos que plantaram ontem (...) nas cercanias de uma escola e num caminho sempre usado por crianças", disse.

O líder também ressaltou que "o diálogo é com a democracia", e "não com os terroristas".

"Quero expressar aos colombianos que o propósito do Governo é firmeza frente aos terroristas e disposição de avançar num diálogo de construção de consenso com diferentes setores do pensamento da vida nacional", declarou.

"Que diálogo pode haver com estes bandidos que colocam explosivos perto de escolas e no caminho de crianças? O diálogo é com a democracia. O diálogo não é com os terroristas", reiterou.

Sobre o terrorismo, destacou que, haja vista "o que ocorreu na Espanha, no Afeganistão e em outras partes do mundo, verão que é uma questão muito difícil, frente à qual não se pode afrouxar".

O Partido do U (Unidade) foi criado por partidários de Uribe. Em sua reunião de hoje, a legenda propôs que o chefe de Estado, eleito em 2002 e reeleito em 2006, lance uma terceira candidatura presidencial para o pleito do próximo ano, para o que é necessário a realização de um referendo aprobativo que tramita no Congresso. EFE gta/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG