Brasília, 23 mai (EFE).- O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciou hoje que se reunirá com seu colega do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 20 de julho, na cidade colombiana de Leticia.

"Convidei Lula para participar das comemorações da independência colombiana em 20 de julho e ele aceitou", disse Uribe à imprensa após uma reunião com o chefe de Estado brasileiro realizada paralelamente à cúpula de chefes de Estado da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

O presidente colombiano contou que, com a resposta positiva de Lula ao convite, decidiu comandar as celebrações pelo Dia da Independência em Leticia, cidade da Amazônia colombiana que é separada por apenas uma avenida da brasileira Tabatinga.

Uribe afirmou que sua intenção é organizar, um dia antes do encontro em Leticia, um seminário com empresários colombianos e brasileiros, para que possibilidades de negócios possam ser analisadas.

Ainda segundo o chefe de Estado, a Colômbia é um país que oferece garantias e incentivos aos investidores, razão pela qual convidou os empresários brasileiros a aumentarem seus investimentos no país, como já fizeram grandes companhias como a Petrobras, a Gerdau e a Ocean Air.

Em suas declarações aos jornalistas, Uribe ressaltou suas boas relações com Lula, o diálogo fluído entre ambos e a facilidade com que pode transmitir suas idéias ao governante brasileiro e vice-versa.

O chefe de Estado da Colômbia foi o único que se reuniu em particular com Lula, que também teve um café da manhã de trabalho com seus colegas da Bolívia, Evo Morales; Equador, Rafael Correa; e Venezuela, Hugo Chávez. EFE cm/sc

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.