Uribe acredita que Congresso aprovará referendo sobre reeleição

Bogotá, 31 jul (EFE).- O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, espera que o Congresso tome uma decisão rápida sobre a convocação de um referendo popular para saber se os eleitores concordam com uma segunda reeleição do líder.

EFE |

"Eu acho que o Congresso nos próximos dias, horas, está favorável a tomar uma decisão sobre esse tema", disse o líder em entrevista à revista "Ahora", que estará nas bancas na próxima semana e cujos principais trechos foram divulgados hoje à Agência Efe.

O presidente reiterou que apoia a reeleição da "segurança democrática, da confiança investidora e da política social", e acrescentou que é fundamental que a Colômbia "possa projetar essas três políticas no longo prazo".

"Já o outro tema (referendo) dependerá do Congresso; nisso hoje estão envolvidos o Congresso, a Corte Constitucional e a população", afirmou.

As duas Câmaras do Legislativo tentam harmonizar um texto para convocar um referendo sobre uma reforma à Constituição que permita a Uribe concorrer a um terceiro mandato.

O texto da consulta popular aprovado pelas duas Câmaras parlamentares diferem em seu conteúdo central: o do Senado procura autorizar a reeleição em 2010, enquanto o da Câmara de Deputados a estabelece para 2014.

"O que preocupa é que as manobras políticas afetem a vontade popular, que não deveria ser (...), mas frente a isso o presidente da República tem que ser paciente", ressaltou.

E acrescentou que ainda mantém uma "encruzilhada na alma: por um lado, a preocupação de perpetuar o presidente e, por outro lado, a preocupação de não dar as costas às responsabilidades para com os cidadãos". EFE fer/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG