Unicef pede atenção a crianças de minorias da A.Latina

Genebra, 21 abr (EFE).- As crianças pertencentes às principais minorias na América Latina, os indígenas e afro-descendentes, são as maiores vítimas da discriminação racial, com uma média de cinco a sete anos a menos de escolarização em comparação com a média e níveis excepcionalmente altos de pobreza e desnutrição crônica.

EFE |

Assim afirmou hoje o diretor do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na América Latina, Nils Kastberg, que participa da conferência mundial sobre racismo realizada esta semana em Genebra.

"Existe um claro padrão de discriminação contra esses grupos", declarou o representante do Unicef, que lamentou que a sucessão de Governos democráticos na região tenha sido incapaz nas últimas décadas de reverter tal situação.

Dos 150 milhões de afro-descendentes - em grande parte no Brasil - e entre 40 e 50 milhões de indígenas, a metade é composta por crianças, "que sofrem de discriminação econômica, social e cultural", disse Kastberg.

Para ilustrar a afirmação, ele disse que ambas as minorias estão representadas entre as 71 a 75 mil crianças menores de cinco anos que morrem a cada ano em México e Brasil, segundo ele, "dois dos países onde se observam os problemas maiores" por serem também os de maior peso demográfico.

Em termos de pobreza, "as crianças indígenas e afro-descendentes são duas vezes mais pobres em relação ao resto" e são os países com maior representação desses grupos onde os níveis de desnutrição infantil são mais elevados.

Kastberg afirmou que em Bolívia, Peru, Equador, Honduras, Nicarágua e Paraguai a desnutrição crônica supera 25%, enquanto na Guatemala chega a 41%.

O diretor lamentou também que na conferência "ninguém fale da metade da população do mundo (as crianças, adolescentes e jovens), que são os que não votam". Por isso, disse que abordará o assunto em discurso que deve realizar amanhã neste fórum. EFE is/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG