Bogotá, 22 dez (EFE).- O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na Colômbia anunciou hoje o envio de US$ 1,35 milhão para atender a necessidades imediatas das crianças e mulheres mais afetadas pelas inundações no país.

Cerca de 40% dos mais de 1,22 milhão de desabrigados pela temporada de chuvas na Colômbia são menores de idade, destacou o Unicef, que assinalou que tanto eles como as mulheres grávidas precisam de ajuda de emergência e apoio psicológico e social.

O dinheiro será destinado a setores como "saúde e nutrição, educação, água e saneamento, e proteção, e se traduz em assistência técnica, presença no terreno e fornecimento de provisões que beneficiarão a 670 mil crianças e 12 mil mulheres grávidas", informou a agência da ONU em comunicado divulgado em Bogotá.

O Unicef explicou que a ajuda humanitária incluirá o atendimento primário em saúde, a intervenção em escolas afetadas pelas inundações, a instalação de unidades purificadoras de água e ações de recuperação social.

Além dos desabrigados, o período de chuvas que castiga o país deixou 68 mortos, 98 feridos e 18 desaparecidos, segundo os dados mais recentes da Direção de Prevenção e Atendimento de Desastres, do Ministério do Interior e de Justiça colombiano. EFE jgh/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.