União Européia paralisa debate sobre Cuba até depois da cúpula de Lima

Bruxelas, 30 abr (EFE).- Os Estados-membros da União Européia (UE) não reabrirão seu debate sobre a política comum em relação a Cuba até depois da cúpula euro-latino-americana que acontecerá em Lima nos dias 16 e 17 de maio, informaram hoje à Agência Efe fontes do bloco europeu.

EFE |

Representantes dos Governos europeus decidiram nesta terça-feira em Bruxelas encomendar um relatório sobre a situação na ilha a seus representantes diplomáticos em Havana.

Este relatório será a base dos debates sobre a revisão periódica da posição comum em relação a Cuba que os ministros de Exteriores da União Européia devem realizar em junho.

No entanto, a discussão a respeito só começará, pelo menos formalmente, depois da cúpula UE-América Latina e Cuba, na capital peruana, segundo as fontes.

A questão costuma gerar controvérsias entre Governos partidários de dialogar com o regime cubano e os que defendem uma política de isolacionismo, por isso, ao estagnar o debate, a UE previne o risco de oferecer uma imagem de divisão em Lima. EFE adp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG