União Europeia exige que Israel reabra fronteiras de Gaza

BRUXELAS - O chefe da diplomacia comunitária, Javier Solana, e o Parlamento Europeu (PE) pediram nesta quarta-feira a Israel que abra todos os pontos fronteiriços com Gaza e suspenda o bloqueio sobre a faixa para atenuar o sofrimento de milhares de palestinos.

EFE |


Clique para ver o infográfico

"É absolutamente fundamental que os pontos de cruzamento entre Gaza e Israel e entre Gaza e Egito sejam imediatamente reabertos", assegurou Solana em pronunciamento na Eurocâmara, que aprovou uma resolução.

O texto do Parlamento, pactuado pelas principais forças e que obteve uma grande maioria, pede que as autoridades israelenses permitam um "fluxo contínuo e adequado" de ajuda humanitária.

O documento diz que o fim do bloqueio também seria positivo para a luta contra o contrabando de armas e munição à Faixa de Gaza.

"Gaza piora a cada dia", alertou o líder do Grupo Popular Europeu, Joseph Daul, que afirmou que o bloqueio israelense impede que a população receba ajuda suficiente e que os hospitais não podem enfrentar a difícil situação.

A abertura das passagens fronteiriças também é a principal exigência do grupo islamita Hamas para pactuar um cessar-fogo com Israel, que hoje decidiu vincular qualquer acordo de trégua à libertação do soldado Gilad Shalit, capturado por milicianos palestinos em 2006.

Solana insistiu no PE em que o problema mais grave atualmente é "humanitário", e qualificou a situação de "desesperadora".

O chefe da diplomacia comunitária também ressaltou a necessidade de impulsionar a reconciliação entre os palestinos, e disse que a UE deveria apoiar um novo Governo de consenso palestino com o objetivo de solucionar, através da via pacífica, o problema dos "dois Estados".

Solana afirmou ainda que o novo Governo de Israel "tem a obrigação de continuar o processo de paz e de se esforçar para que ele seja concluído".

Leia mais sobre Faixa de Gaza

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG