passo positivo o final das sanções a Cuba - Mundo - iG" /

União Européia considera passo positivo o final das sanções a Cuba

Bruxelas - A decisão da União Européia (UE) de colocar fim a suas sanções diplomáticas a Cuba é um passo positivo que permitirá avançar na relação bilateral, afirmou hoje o comissário de Desenvolvimento e Ajuda Humanitária da União Européia, Louis Michel.

EFE |

"Esta decisão abre o caminho para um diálogo mais aberto e franco entre Bruxelas e Havana, incluindo direitos humanos, o meio ambiente, ciência e tecnologia", disse Michel em comunicado.

Os ministros de Exteriores da UE decidiram ontem suspender as sanções diplomáticas contra o regime cubano e abrir um diálogo sem condições, com o objetivo de melhorar a situação política e dos direitos humanos, uma decisão cuja efetividade será revisada dentro de um ano.

"Estou muito feliz que a UE tenha tomado esta decisão unânime", disse Michel, que se encarrega das relações com Cuba na Comissão Européia (órgão executivo da União Européia).

Michel lembrou que as relações entre a União Européia e Cuba "estiveram no limbo durante vários anos", já que a aplicação das medidas tinha ficado suspensa "desde janeiro de 2005".

"É essencial que a UE esteja em posição de acompanhar Cuba em futuros eventos. Isso só pode beneficiar todas as partes, especialmente o povo de Cuba", disse Michel.

Acrescentou que, a partir de agora, é possível esperar "melhorar e aprofundar a cooperação" em assuntos de interesse comum, como a mudança climática e a ajuda ao desenvolvimento.

O comissário Michel visitou Havana pela última vez em março do ano passado, pouco depois da chegada de Raúl Castro como líder cubano.

A Comissão Européia lembrou que recebeu favoravelmente as últimas reformas no país caribenho - como as mudanças em direitos de propriedade, reformas salariais, agrícolas e compra de telefones celulares - e que continuará favorecendo esse processo.

Leia mais sobre: Cuba - União Européia

    Leia tudo sobre: cubaunião européia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG