Cartão Azul - Mundo - iG" /

União Europeia aprova Cartão Azul

Os ministros do Interior da União Européia (UE) tentam alcançar nesta quinta-feira em Bruxelas um acordo sobre o chamado Cartão azul, inspirada no Green Card americano, que pretende facilitar a chegada de mão-de-obra qualificada de países de fora do bloco.

Redação com agências internacionais |

Acordo Ortográfico

Os ministros de Justiça e Interior da UE fecharam os principais elementos desta iniciativa, mas ainda falta definir a data de entrada em vigor, que deve ser, pelo menos, em meados de 2011.

O "cartão azul" oferece vantagens legais e práticas aos imigrantes mais capacitados procedentes de países de fora do bloco, que atualmente costumam preferir ir para os Estados Unidos ou o Canadá.  

Durante a reunião, os ministros também pretendem aprovar o "Pacto Europeu de Imigração", apresentado pela França em julho e que teve suas ideias gerais apoiadas pelos 27 membros da UE.

O pacto sobre a imigração e asilo busca limitar a chegada de imigrantes ao estritamente necessário para o mercado de trabalho.

"O Pacto é uma recordação de um certo número de princípios: organiza a imigração legal, desorganiza a imigração ilegal e torna a Europa mais protetora em relação àqueles que não são protegidos em seus países", disse o ministro francês da Imigração, Brice Hortefeux, cujo país preside a UE no semestre.


Leia mais sobre imigração

    Leia tudo sobre: imigração

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG