Berlim, 6 set (EFE).- A União - democratas-cristãos (CDU) e social-cristãos bávaros (CSU) - comandada pela chanceler alemã, Angela Merkel, começa hoje oficialmente sua campanha para as eleições legislativas do dia 27 de setembro com um ato na cidade de Düsseldorf.

A própria Merkel será a oradora principal do comício, do qual previsivelmente toda a cúpula de democracia cristã alemã vá participar, assim como o líder da CSU e primeiro-ministro da Baviera, Horst Seehofer.

A chanceler quer reeditar seu triunfo das eleições passadas e a manter-se no poder, embora deslocando do mesmo seus atuais parceiros social-democratas (SPD) para formar uma nova aliança de centro-direita com os liberais (FDP).

O ato no recinto feira da capital do estado da Renânia do Norte-Vestfália, o mais populoso da Alemanha, tem como fim motivar os filiados aos partidos da União, embora não sejam esperados novos pontos para a campanha, já iniciadas pelas outras legendas políticas na Alemanha.

As pesquisas atribuem aos partidos da União entre 35% e 37% de votos, que somados a 14% dos liberais, seriam suficientes para conseguir uma cômoda maioria no Bundestag (Parlamento federal). EFE jcb/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.