rápida volta da ordem constitucional no Níger - Mundo - iG" /

União Africana pede rápida volta da ordem constitucional no Níger

Johanesburgo, 19 fev (EFE).- O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, condenou hoje por meio de um comunicado o golpe de estado ocorrido ontem no Níger e pediu uma rápida volta à ordem constitucional.

EFE |

Segundo a nota da organização, os estatutos da UA "condenam de forma sistemática toda mudança inconstitucional e, portanto, condena a tomada de poder pela força que teve lugar no Níger".

"O presidente da Comissão da UA pede uma rápida volta à ordem constitucional e confirma que a organização está preparada, em estreita colaboração com a Comunidade Econômica dos Estados de África Ocidental (Cedeao), para facilitar dito processo", diz o texto.

A UA garante estar "em contato direto com o presidente da Comissão da Cedeao e com outras partes envolvidas" e afirma que "apoia com firmeza os esforços da Cedeao, particularmente os da Comissão de Mediação liderada pelo general (nigeriano) Abdulsalami Abubakar, para uma pronta solução à crise no Níger".

Ping lembra no comunicado que a UA participou ativamente nas negociações entre as partes envolvidas na crise política do Níger, que surgiu em 2009 quando o presidente do país, Mamadou Tandja, decidiu ampliar seu mandato.

Para poder permanecer na Presidência por mais de dois mandatos, o máximo permitido pela Constituição nigerina, Tandja convocou um plebiscito para modificar a Carta Magna. A vitória com 92,5% dos votos foi considerada como fraude pela oposição.

Além disso, Tandja, de 71 anos, atribuiu-se poderes excepcionais e dissolveu o Parlamento e o Tribunal Constitucional do país, que tinham se oposto em várias ocasiões a seu projeto de reforma constitucional.

Ontem, um grupo de militares ocupou o Palácio Presidencial de Niamey pela força, assumiu o poder e decretou a suspensão da Constituição e a dissolução de todas as instituições do Estado. EFE hc/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG