União Africana apoia postura da ONU sobre Saara Ocidental

Trípoli, 31 ago (EFE).- A União Africana (UA) disse hoje, em Trípoli, capital administrativa da Líbia, que dará todo o seu apoio aos esforços das Nações Unidas para remontar o estado atual no qual se encontra o conflito no Saara Ocidental.

EFE |

O anúncio foi feito por ocasião da reunião especial de líderes de Estado e de Governo da UA, inaugurada pelo líbio Muammar Kadafi, em sua qualidade de presidente em exercício da União, consagrada exclusivamente para buscar os meios para regular os conflitos internos do continente.

Os líderes de Estado e do Governo da UA reiteraram igualmente seu apoio às resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que determinam a realização de negociações diretas entre o movimento saaráui Frente Polisário e as autoridades marroquinas, em busca de uma solução justa, duradoura e mutuamente aceita.

O Conselho de Segurança da ONU adotou, no dia 30 de abril, uma resolução pedindo às partes em conflito que prossigam com as negociações "incondicionais, prévias e de boa fé", em prol de uma solução política.

As duas partes em conflito se reuniram na Áustria, nos dias 10 e 11 de julho, em um encontro informal liderado pelo enviado especial da ONU, Christopher Ross, e mostraram estar de acordo com a realização de uma quinta rodada de negociações, mas ainda não determinaram uma data concreta. EFE sk/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG