Unasul critica nova norma européia para deportação de imigrantes

Santiago do Chile, 4 jul (EFE).- Os países-membros da União de Nações Sul-americanas (Unasul) condenaram hoje a diretiva européia para a deportação de imigrantes e convidaram a União Européia (UE) a buscar uma solução equitativa sobre o fenômeno migratório, informaram fontes oficiais.

EFE |

A Unasul lembrou que o tratado constitutivo da aliança, assinado em 23 de maio em Brasília, estabelece que um de seus objetivos é "a cooperação em matéria de migração, com um enfoque integral, sob o respeito irrestrito dos direitos humanos e trabalhistas para a regularização migratória e a harmonização de políticas".

Nesse contexto, os países-membros expressaram sua "rejeição à aprovação na UE da chamada 'diretiva de retorno' e qualquer tentativa de criminalização dos imigrantes que possa implicar a aplicação desta normativa", destacou a Unasul em um comunicado divulgado hoje pela Chancelaria chilena.

No texto, os países ressaltam que os "direitos humanos dos quais (os imigrantes) são titulares estão garantidos por diversos instrumentos internacionais assinados pelos Estados de ambas as regiões".

Nesse sentido, exigiram "um tratamento justo e humanitário" para todos os seus imigrantes na UE, ao mesmo tempo em que lembraram "o generoso acolhimento a centenas de milhares de europeus e seus descendentes na América do Sul".

"Esta reciprocidade histórica deveria orientar o tratamento da migração entre ambas as regiões, evitando o risco de ações hostis e discriminatórias contra nossos cidadãos e cidadãs no território da União Européia", enfatizou a Unasul.

A aliança sul-americana disse estar "convencida" de que a livre circulação é um direito inerente ao ser humano, por isso também considera importante "garantir" que as pessoas que ajudam outro país "tenham um tratamento digno e acesso aos elementos mínimos que dêem segurança e tranqüilidade a eles e suas famílias". EFE pg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG