Um dos 10 narcotraficantes mais procurados do mundo chega à Colômbia

Bogotá, 14 abr (EFE).- Ramón Quintero, conhecido como RQ, um dos 10 narcotraficantes mais procurados do mundo, chegou hoje a Bogotá; ele foi capturado em um luxuoso restaurante nesta terça-feira em Quito graças à cooperação entre as autoridades da Colômbia e do Equador.

EFE |

O narcotraficante colombiano chegou em um avião da Polícia e desceu com um colete blindado, calças pretas, camisa branca e algemas.

Ele estava no Equador fugindo das autoridades colombianas e fazendo contatos com narcotraficantes sul-americanos para estabelecer novos negócios, afirmou o diretor da Polícia Nacional da Colômbia, general Óscar Naranjo.

O general acrescentou que Quintero está entre os dez mais procurados pelos Estados Unidos no mundo e é "qualificado como um narcotraficante do chamado primeiro nível na Colômbia". Ele deve ser extraditado para os EUA em breve.

"Junto com os irmãos Calle Serna, conhecidos como os 'Comba', ele faz parte da organização do Norte del Valle que mobiliza a quadrilha 'Los Rastrojos', grande fornecedora de drogas", acrescentou.

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, agradeceu seu colega equatoriano, Rafael Correa, pela captura de Quintero e lembrou que sua prisão na tarde desta terça-feira em Quito "ajuda muito na erradicação do narcoterrorismo".

"Em nome do Governo e das Forças Armadas da Colômbia, quero fazer chegar o agradecimento ao Governo e às Forças Armadas do Equador, ao presidente Rafael Correa e a todos os integrantes das Forças Armadas deste país pela captura", disse.

Quintero foi detido em uma operação conjunta da americana Drug Enforcement Administration (DEA) e a Unidade de Luta contra o Crime Organizado (Ulco) do Equador.

A organização de Quintero é acusada de enviar cocaína para os EUA e para a Espanha através de portos colombianos no Caribe e no Pacífico. A organização tem braços na Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá. EFE fer/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG