Último vôo de um ônibus espacial americano será no dia 31 de maio de 2010

O último vôo de um ônibus espacial acontecerá no dia 31 de maio de 2010, antes que a frota de três naves - Discovery, Endeavour e Atlantis - seja retirada do serviço, em setembro desse ano, informou a Nasa nesta terça-feira.

AFP |

Os ônibus espaciais devem realizar mais dois vôos até a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2008, em 8 de outubro e 10 de novembro, informou Rob Navias, porta-voz da Nasa.

Depois estão previstos mais cinco vôos em 2009 e três em 2010.

O último vôo será realizado pelo Endeavour para a ISS, em 31 de maio de 2010.

"Estas datas ainda podem mudar segundo o programa de lançamento dos outros veículos. Mas refletem o compromiso (da Nasa) de terminar a montagem da estação e retirar a frota de ônibus espaciais e realizar a transição para novos veículos de lançamento", precisou um comunicado da Nasa.

O ônibus espacial, primeira nave espacial concebida para ser reutilizável, voou pela primeira vez do centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida, sudeste) em 12 de abril de 1981.

Da frota original, dois não regressaram à Terra: o Challenger, que explodiu depois de decolar em 28 de janeiro de 1986, e o Colúmbia, destruído em 1 de fevereiro de 2003 quando reingressava na atmosfera.

Quando saírem de serviço, o Discovery terá realizado 38 missões, o Atlantis 32 e o Endeavour 25.

vmt/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG