UE vai acelerar envio de missão civil à Geórgia

Avignon (França) - Os ministros de Exteriores da União Européia (UE) vão acelerar hoje os preparativos para o envio de uma missão civil comunitária à Geórgia, além de discutir o futuro das relações dos 27 Estados-membros com a Rússia.

EFE |

A reunião informal de ministros, que começa às 10h (de Brasília) e que continuará amanhã, dará continuidade à discussão da cúpula de líderes da UE da segunda-feira passada, na qual ficou decidido pela presença do bloco na Geórgia e por adiar as reuniões com a Rússia para negociar um amplo acordo de cooperação.

A UE pretende aprovar sua missão civil na Geórgia no próximo dia 15, uma operação que estaria composta por algumas centenas de integrantes, e cujo objetivo é contribuir com a retirada das tropas russas do território e com o retorno dos refugiados.

A missão não se desdobraria inicialmente na Abkházia e na Ossétia do Sul, embora a UE não descarte uma futura entrada nesses territórios.

Além disso, os ministros vão estudar o envolvimento do bloco nas necessidades humanitárias e de reconstrução da Geórgia, para onde a Comissão Européia (CE) enviou uma missão de avaliação.


Mapa da Geórgia

Leia mais sobre Geórgia

    Leia tudo sobre: georgia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG