UE tenta impulsionar trégua estável em Gaza

Jerusalém, 28 jan (EFE).- O Alto Representante da União Europeia (UE) para Política Externa e Segurança Comum, Javier Solana, se reuniu hoje com líderes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para impulsionar um cessar-fogo consolidado em Gaza.

EFE |

"Estamos trabalhando em três direções: fazer com que o cessar-fogo seja durável e estável, abrir os postos fronteiriços para que a ajuda humanitária possa chegar aos que precisam, e conseguir a reconciliação entre os palestinos", disse Solana à Agência Efe.

"Estamos vivendo sobre a base de duas declarações unilaterais de trégua, e é necessário um cessar-fogo real em Gaza e seus arredores", afirmou o funcionário europeu.

Solana disse ainda que os incidentes registrados ontem, nos quais um palestino e um soldado israelense morreram, não podem se repetir.

Além disso, afirmou que Israel deve aumentar a lista de produtos com permissão para entrar na Faixa de Gaza e o número de caminhões diários que entram no território palestino.

Solana também destacou a importância na crise do Oriente Médio do novo enviado especial dos EUA para a região, George Mitchell, que qualificou como "um homem sério, dedicado, honesto e amigo".

Esta manhã, Solana se reuniu com o presidente israelense, Shimon Peres, e esta tarde se encontrará com o primeiro-ministro, Ehud Olmert.

Em seguida, o funcionário europeu viajará a Ramala para encontros com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e seu primeiro-ministro, Salam Fayyad. EFE aca/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG