UE se compromete a receber até 10 mil refugiados iraquianos

Bruxelas, 27 nov (EFE).- Os países-membros da União Européia (UE) se comprometeram hoje a receber em seu território até dez mil refugiados iraquianos procedentes dos campos da Síria e da Jordânia.

EFE |

O Conselho de Ministros de Interior e Justiça dos membros da UE aprovou um documento no qual convida os países a receber as pessoas que vivem em uma situação "particularmente vulnerável".

Dentro desse grupo, se incluem os que precisam de cuidados médicos especiais, as vítimas de tortura, membros de minorias religiosas e as mulheres responsáveis por suas famílias.

O pacto tem caráter voluntário e será posto em prática levando em conta a capacidade que cada país tem de amparar essas pessoas e os esforços que já fizeram, segundo explicou em coletiva de imprensa o ministro da Imigração francês, Brice Hortefeux.

Segundo várias fontes, a Alemanha se ofereceu para receber até 25% desses dez mil refugiados, um número em que se incluem as pessoas que já se encontram na Europa e sobre as quais, por enquanto, não há números claros.

Em todo caso, a recepção de refugiados será voluntária, como exigiram alguns países com pouca capacidade, como Malta e Chipre.

O comissário de Justiça, Segurança e Liberdades da UE, Jacques Barrot, lembrou em coletiva de imprensa que os Estados-membros que recebam os cidadãos iraquianos poderão ter acesso a ajudas européias.

No encontro, os ministros analisaram o relatório preparado por um grupo de especialistas da UE enviados aos campos da Síria e da Jordânia, no qual se assegurava que parte dos refugiados precisava de um "reassentamento urgente" por seu estado de saúde ou por pertencerem a grupos minoritários.

A guerra de 2003 e a violência dos anos seguintes forçaram o deslocamento de 4,7 milhões de iraquianos, dos quais 2,7 milhões se movimentaram dentro do país e dois milhões estão em outros Estados, sobretudo na Síria e na Jordânia. EFE mv/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG