Bruxelas, 18 mai (EFE).- O número de casos confirmados de gripe suína na Europa é de 263, dos quais 94 foram transmitidos por contágio interno, informou hoje o Centro de Prevenção e Controle de Doenças da União Europeia (ECDC, na sigla em inglês).

Nas últimas 24 horas, foram registrados 14 novos casos no Reino Unido, 11 deles em pessoas que não tinham viajado recentemente, segundo o relatório diário do centro sobre a evolução da doença.

A maioria dos casos confirmados na Europa aconteceu na Espanha (103) e no Reino Unido (101), da mesma forma que os 94 contágios internos - Reino Unido (56) e Espanha (30).

O ECDC considera que o ritmo de propagação da doença na Europa "não é sustentado", e destaca que a prioridade continua na contenção dos contágios dentro do território europeu para evitar que o vírus se estenda ainda mais.

Os dados divulgados hoje pelo ECDC correspondem aos 27 Estados-membros da UE, assim como Noruega, Suíça, Liechtenstein e Islândia, e nele se indica que apareceram casos em 16 países.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE mrn/ma

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.